Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Quer melhorar a saúde emocional? Melhore sua dieta!


Cientificamente há uma conexão inegável entre a alimentação e a psicologia, saber disso é ter a certeza de que sua dieta pode melhorar a saúde emocional significativamente. Assim como também pode ser a origem de seus problemas emocionais.

Os alimentos possuem um papel muito importante na sua saúde, inclusive em sua saúde mental, entenda por quê.

Por que uma dieta equilibrada pode melhorar a saúde emocional

O considerado pai da medicina, Hipócrates, certa vez afirmou: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Já parou para pensar qual a importância do que seu corpo tem consumido?

Quando nutricionistas e psiquiatras afirmam que sua alimentação é um fator importante para sua saúde emocional, você deve no mínimo rever se o que você tem colocado em seu prato está contribuindo para o seu bem ou seu mal.

Pense em tudo que você tem consumido desde em que nasceu, você acredita que os nutrientes, propriedades e vitaminas desses alimentos, contribuem mais para uma saúde naturalmente boa? Consumir muitas ou poucas calorias pode agravar ou minimizar os sintomas de ansiedade e outros distúrbios psicológicos ou emocionais.

Além disso, uma dieta pobre pode causar sintomas de ansiedade, incluindo mau humor, fadiga e níveis anormais de açúcar no sangue que causam nervosismo e tremores. Tudo isso porque cada alimento possui propriedades que comunicam com seu organismo por completo, incluindo as substâncias que influenciam em suas emoções como a endorfina, serotonina e a ocitocina.

Enquanto alguns alimentos ajudam a gerar melhor humor, tranquilidade e saúde, outros podem agravar ainda mais os fatores psicológicos ruins. Sem contar é claro que uma dieta inadequada gera sobrepeso, obesidade e outros problemas físicos que contribuem para a falta de autoestima e desanimam qualquer um.

O que eu devo comer para melhorar a saúde emocional?
jpg

Saber de tudo isso pode ser assustador mas não se intimide, nunca é tarde demais para adotar novos hábitos que vão colaborar para sua saúde física e psicológica. O primeiro passo é começar pelo básico, entender qual o papel de cada alimento e começar incluir aos poucos à sua dieta, assim como deixar os que são péssimos para sua saúde.

Alimentos anti-inflamatórios são um remédio natural para a ansiedade, eles são importantes para os neurotransmissores sintetizarem e equilibrarem o seu humor. Também é importante comer gorduras saudáveis, carboidratos não refinados e proteínas magras.

Para melhorar os sintomas de ansiedade, certifique-se de adicionar vitamina do complexo B, alimentos ricos em magnésio, alimentos ricos em cálcio e ômega-3 à sua dieta também.

Lembre-se que beber em média 2L de água por dia também é fundamental, assim como abandonar os alimentos industrializados, o excesso de açúcar e más gorduras.

Eu espero que você realmente tome as decisões corretas para sua saúde mental e física

Abraços, Dr. Moacir Rosa.
Compartilhe: