Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Sua alimentação pode ser a causa de problemas emocionais e físicos


Se você é o tipo de pessoa que já descobriu a importância da alimentação correta e está correndo para procurar dietas que te beneficiem em todos os aspectos, esse artigo vai te ajudar a entender mais uma vertente dos alimentos. A alimentação pode ser a causa de problemas emocionais, não somente físicos!

Em uma conversa com um psiquiatra troquei algumas ideias que englobavam meu conhecimento sobre a alimentação, com o conhecimento do médico sobre a mente e os aspectos emocionais de seus pacientes.

Em meio a muito aprendizado, um de nossos aspectos em comum foi concordarmos sobre a importância de uma dieta balanceada na rotina de qualquer indivíduo, tanto para garantir um corpo saudável, quanto uma mente saudável.

A ciência por trás da alimentação balanceada


Sim, a alimentação pode ser a causa de problemas emocionais mas porquê? Comecemos do básico. Cada alimento possui substâncias e nutrientes, e quando estes entram em contato com seu organismo, podem causar benefícios ou malefícios.

Assim como a vitamina C (presente em frutas cítricas por exemplo) pode ajudar a deixar seu sistema imunológico mais forte, outras vitaminas podem melhorar os hormônios responsáveis por equilibrar seu emocional, causar mais disposição e também melhorar seu humor, como é o caso do triptofano.

Manter uma boa alimentação é uma dica tão importante que tanto o seu nutricionista quanto o seu psiquiatra irão insistir para você melhorar seu cardápio. Afinal assim como a boa alimentação pode melhorar seus sintomas emocionais e físicos, a má alimentação pode ser a causa de todos estes problemas.

Alimentos industrializados, com excesso de más gorduras e bebidas açucaradas, são alguns dos maiores exemplos que podem estar não só levando sua saúde física para o fiasco, como também sua saúde mental.

A falta de nutrientes nesses alimentos é uma das maiores responsáveis por agravar problemas de saúde física e emocional, mas são outras substâncias maléficas que contém nesses alimentos que contribuem para que sua saúde decline em todos os aspectos!

Eu sei… Comer é um prazer, mas faça disso um aliado!


Entender que sua alimentação pode ser a causa de problemas emocionais e físicos é fácil, temos todos os dados e fatos que comprovam medicamente essa afirmação. O desafio se encontra na mudança! Todos nós queremos manter uma alimentação adequada e saudável, mas são poucos que realmente conseguem aderir os novos hábitos.

O excesso de peso também surge da má alimentação e eu nem preciso dizer que ele está totalmente ligado com a autoestima, certo? Que por sua vez pode ser um dos maiores motivos pelo qual você tem se sentido doente emocionalmente e fisicamente.

E por mais que seja difícil trocar o pão por uma fruta ou um hambúrguer por uma opção mais saudável, você deve pensar se vale a pena arriscar todo seu bem estar e felicidade por um prazer momentâneo!

Eu espero que você realmente tome as decisões corretas para sua saúde mental e física.

Abraços, Dr. Moacir Rosa.
 
Compartilhe: