Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Aqui está o que você deve saber antes de começar uma dieta


Quem nunca desejou ter alguns conselhos profissionais antes de começar uma dieta? São tantos os obstáculos que entrar em uma nova rotina alimentar acaba parecendo mais um jogo de tentativa e erro, do que uma jornada ao alcance de resultados, pelo menos para a maioria das pessoas.

Mas porque as dietas acabam sendo só mais um peso ao invés de uma solução? É isso que você precisa saber antes de começar qualquer mudança na sua alimentação.
 
Antes de tudo: você precisa entender um pouco sobre como funciona sua mente

Começar uma dieta (ou um realinhamento alimentar, termo que prefiro),  tem tudo a ver com preparação mental e emocional, adequar novas práticas sejam elas alimentares ou de qualquer outra área não é uma tarefa simples e exige muita disciplina. Isso acontece porque nosso cérebro está acostumado com comportamentos que desempenhamos com frequência, especialmente quando estes estão relacionados à comida.

Seu cérebro é o órgão mais complexo de todo seu corpo e tudo que acontece em seu organismo, foi antes absorvido por ele. É como se preparar para fazer uma viagem, antes de embarcar você precisa fazer as malas, organizar documentos e colocar em ordem uma série de coisas para que tudo ocorra corretamente.

Com sua mente o processo é igual, você absorve a informação e em questão de segundos o seu cérebro começa a preparar seu organismo para as novas atitudes que serão tomadas.

O problema ao começar uma dieta está exatamente na própria palavra, acredite ou não, o seu cérebro já está acostumado com ela e imediatamente ele já manda uma mensagem de negatividade ao seu corpo.

Você inconscientemente associa a dieta à períodos passando fome, restrições de prazeres alimentares mas principalmente que aquilo será momentâneo, afinal ninguém fica ou quer ficar de dieta para o resto da vida, certo?

A palavra dieta não manda uma mensagem de conscientização sobre decisões alimentares mas sim de uma série de hábitos ruins que devem ser praticados para alcançar um objetivo que também acaba sendo momentâneo.

E dessa forma, assim que você “termina a dieta” os seus hábitos começam a voltar aos que eram anteriormente, e o famoso “efeito sanfona” entra em ação, ou seja,  você vive perdendo e ganhando peso e não alcança resultados definitivos, ou nem mesmo consegue chegar lá!
 
Como reverter a situação antes mesmo de entrar em uma dieta

O que você definitivamente precisa saber antes de começar uma dieta é que você nem mesmo deve começá-la! Entrar em uma dieta será uma baita de uma furada e você vai acabar alcançando os mesmos resultados insatisfatórios de sempre.

Tente mudar sua mentalidade, o ideal é descobrir o PORQUÊ você está trocando a bolacha recheada pela maçã no lanche da tarde, ou o refrigerante pelo copo de água. Comece a procurar como essas atitudes irão reverter sua saúde e porque elas são tão importantes.

A partir do momento que você entende a seriedade de manter uma alimentação saudável, você começa a desenvolver novos hábitos consequentemente. Não por que você precisa, mas porque você quer mudar e porquê você sabe que isso será uma atitude de amor com o próprio corpo.

Desenvolver hábitos saudáveis, é muito melhor do que começar uma dieta, pois hábitos são duradouros e benéficos enquanto a dieta é momentânea e dolorosa.
Compartilhe: