Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Como controlar a fome para emagrecer?


Se comer de 3 em 3 horas não te ajudará a queimar gordura, e passar fome também não auxiliará no processo de emagrecimento saudável, por que você deve aprender a como controlar a fome? Se há um assunto do qual se ouve muito falar, este assunto definitivamente é emagrecimento e, com isso, a porcentagem de estigmas e de mitos aumenta significativamente.

É importante entender que há muitas pessoas que não possuem conhecimento médico falando sobre o assunto, e aprender a filtrar o conhecimento que vem de fontes científicas do conhecimento leigo é um dos verdadeiros desafios de estar sempre conectado e informado, certo?

Mas se você tem acompanhado meu blog, já sabe que comer de 3 em 3 horas é um dos maiores mitos sobre emagrecimento, e para quem está acostumado a sempre dar umas “beliscadinhas”, controlar a fome se torna um verdadeiro desafio. Por isso, é importante entender algumas coisas. Acompanhe!

Sim, você consegue!

O primeiro e mais importante passo para aprender a como controlar a fome é ter a certeza de que sim, você consegue! A maioria das pessoas nem mesmo tenta, por medo do que horas sem comer pode causar em seus organismos. Mas acredite, todo mundo consegue passar até 24h sem comer.

Pode parecer loucura ouvir isso de um profissional, já que a última vez que você foi ao nutricionista provavelmente ouviu uma forte indicação para comer em pequenas quantidades e em curto período entre uma refeição e outra. No entanto, como eu já mencionei em outro artigo, essa não é a melhor alternativa para quem quer emagrecer.

Para que haja queima de gordura é necessário longos períodos sem a ingestão de glicose, ou seja, sem ingestão de qualquer tipo de alimento. E acredite ou não, nossa fisiologia está mais preparada para ficar horas sem comer do que comer com frequência. Nosso corpo se acostuma, então se você mantém sempre os mesmos hábitos alimentares, a tendência é que seu corpo peça sempre as mesmas quantidades de comida e nos mesmos horários!

Mas nossos ancestrais não eram acostumados a ingerir comida frequentemente – ainda atualmente, existem diversas culturas que praticam o jejum – e isso fazia com que seus corpos fossem mais resistentes a doenças e consequentemente mais saudáveis! Isso prova que nosso organismos está preparado para passar longos períodos sem comer, e é exatamente o que você precisa entender, qualquer um pode aprender como controlar a fome.

Jejum intermitente

A crescente onda científica que respalda os benefícios do jejum intermitente é um dos motivos para você aprender a como controlar a fome. Estou falando de uma forma saudável e comprovada de manter uma alimentação regrada. Não é simplesmente parar de comer hoje e só comer amanhã, porque provavelmente você passaria mal! É necessário preparação e acompanhamento profissional para começar um jejum intermitente. Seja um jejum de 6, 8, 12 e até 24 horas… você pode realizar qualquer um deles se seu médico ou nutricionista indicar e te auxiliar. Lembrando que o tempo que você passa dormindo também conta!

Quer saber mais sobre como você pode realizar o jejum intermitente e por que ele é importante? Assista esse vídeo.

Simplifique!

Por fim, uma dica rápida e valiosa: simplifique! Não precisa ser tão complicado e penoso, você pode manter o equilíbrio alimentar e comer com longos períodos de distância entre uma refeição e outra sem que haja sofrimento. Foque sua energia em outras atividades, não somente na comida. Também beba água e saiba que suas ações são realizadas pelo seu bem.
Além disso, o acompanhamento de um médico que te auxilia e encoraja é sempre um dos maiores motivadores para aprender a como controlar a fome excessiva de forma saudável e sem estresse. Quer saber onde você pode ter este tipo de auxílio?
Compartilhe: