Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?


Se você está aqui, com certeza já ouviu a dica de que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer de forma saudável e rápida, até pouco tempo atrás era comum ir à clínicas de nutricionistas e sair com um cardápio gigantesco de alimentos. Mas já digo logo de cara, não te ajudará muito…

O mito de uma década!

Como profissional na área, posso dizer que já fazem bons anos desde que ouço e vejo indicações de que comer de 3 em 3 horas é a melhor forma de emagrecer pacientes com variados organismos. É muito comum me deparar com pessoas que estão há meses (e até anos) comendo da forma que lhes foi indicada, mas sem alcançar resultados satisfatórios e sustentáveis a longo prazo, e há uma boa explicação para isso.

O mito gira em torno da aceleração do metabolismo, afinal, se você ingere comida com frequência, com frequência você irá ao banheiro e, consequentemente, seu organismo trabalhará mais rápido, a favor do emagrecimento. Mas não é bem assim que funciona! Para perder peso é necessário mais do que apenas acelerar o metabolismo, é necessário queimar gordura e, infelizmente, a prática de comer frequentemente não auxilia muito neste aspecto.

A aceleração do metabolismo auxilia na queima de glicose, mas se você não permitir o intervalo necessário, a queima de gordura não será realizada, uma vez que você continua repondo constantemente a glicose e elevando os níveis de insulina! Aí está o porquê de muitos nutricionistas acreditarem que comer de 3 em 3 horas poderia ajudar a emagrecer mais rápido.
Além do mais, ajudaria na quantidade ingerida, é melhor comer pouco em curtos espaços, do que comer muito de uma vez!

Qual a saída para emagrecer de vez?

Se tudo que você ouviu do seu nutricionista e se todas as dietas que você tentou não funcionaram, afinal, o que verdadeiramente faria você emagrecer? Primeiramente, tenha certeza de que seja de 3 em 3 horas ou de 12 em 12 horas, você não emagrecerá comendo carboidratos em excesso, essa lição é global! E definitivamente não emagrecerá mais rápido se continuar repondo constantemente a glicose no seu organismo.

Para que a queima de gordura ocorra, é necessário passar um bom período de tempo em jejum intermitente, uma prática que ganha cada vez mais reconhecimento e espaço na comunidade científica e que, em breve, (esperançosamente) será fundamental em toda dieta. É através do intervalo controlado de uma refeição à outra que é possível ocorrer a desintoxicação das células e a queima de gordura que, consequentemente, te ajudará a emagrecer de forma rápida e saudável.

Além disso, levar uma rotina de exercícios físicos e selecionar corretamente o que irá no prato, farão “milagres”. Mas acima de tudo, converse com um profissional! Nutrólogos, nutricionistas e educadores físicos (no caso dos exercícios) são especialistas para indicar quais as ações perfeitas para seus objetivos. Quer saber mais sobre o assunto? É só assistir este vídeo.
 
Compartilhe: