Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

Jejum intermitente: vilão ou mocinho na hora de emagrecer?



Há algum tempo as palavras jejum intermitente têm sido umas das mais usadas no mundo da saúde. Cientistas e estudiosos têm pesquisado quais as consequências da pausa alimentar controlada, mas foi apenas à partir de 2016 – quando o Nobel de medicina Yoshinori Ohsumi afirmou os benefícios da prática – que pudemos perceber uma grande quantidade de pessoas frenéticas sobre o assunto.

Até então, especialistas da área da nutrologia acreditavam que comer de 3 em 3 horas era a melhor opção para alcançar o peso desejado, e o jejum intermitente chegou para transformar a comunidade médica. No entanto, ainda existe muita gente que fica com um pé atrás ao ouvir que poderá ficar até 24h sem comer. Por isso, resolvi fazer este artigo básico, para você entender quais impactos o jejum intermitente realmente causa.

O que é jejum intermitente?

O ponto principal a entender é que jejum intermitente não é uma dieta comum para te fazer emagrecer, mas sim um processo realizado pelo corpo naturalmente quando se há um controle correto sobre o horário de quando ingerir alimentos. Não está voltado necessariamente ao o que você irá comer, mas quando você irá comer!

Tudo se resume em autofagia, uma palavra que representa um importante processo de autolimpeza, que existe em todas as células de nosso corpo e que ocorre quando essas células estão em estado de estresse, por exemplo, na ausência de alimentos.

No entanto, a autofagia não fica ativa o tempo todo, ou seja, não é sempre que nosso organismo trabalha para autolimpeza das células, e realizar o jejum acaba sendo uma boa forma de burlar isso e fazer com que o organismo se regenere com maior frequência.

É também o processo responsável por selecionar as “partes boas e ruins” da célula, excluindo o que nos causa doenças e mantendo as propriedades benéficas, o que permite que o organismo se torne mais forte e longevo!

Como o jejum intermitente ajuda no emagrecimento?

Ele é o mocinho para garantir uma vida mais saudável, mas como ele pode ajudar no processo de emagrecimento? Bem, o jejum intermitente pode levar a uma redução automática na ingestão de calorias, não somente por ingerir menor quantidade de comida, mas também pelo processo hormonal causado.

Além de diminuir a insulina e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, aumenta a liberação do hormônio noradrenalina – um dos responsáveis pelo aceleramento do metabolismo e da perda de peso mais rápida. É devido a essas mudanças nos hormônios que o jejum pode aumentar sua taxa metabólica de 3,6% a 14%.

O que prova que a prática não é somente boa para sua saúde em geral, mas excelente para ajudar no emagrecimento rápido e saudável!

Como posso introduzir o jejum na minha dieta?

Não é simplesmente começar a ficar sem comer a partir de amanhã! Para começar uma rotina de jejum intermitente é necessário preparo físico e até mesmo psicológico e, para isso, a ajuda de profissionais na área da saúde é fundamental.

O jejum intermitente pode aparecer em formatos diferentes, como de 6h, 8h, 12h e até 24h, e entender a diferença da preparação de cada um deles, é importante, assim como manter acompanhamento médico durante todo o processo.

Quer saber mais sobre como eu introduzi o jejum intermitente na minha dieta? Assista esse vídeo para saber mais detalhes. Ficou alguma dúvida? Pode comentar abaixo, ficarei feliz em ajudar.
Compartilhe: