Especialista em Longevidade e de um estilo de vida mais saudável, sem doenças, com o corpo dos sonhos, vivendo mais e melhor.

TPM: por que dá vontade de comer doce?


A tensão pré-menstrual (TPM) é um dos temas mais frequentes quando o assunto é saúde e comportamento feminino, e muita coisa é tida em torno disso. As mulheres têm as suas histórias para contar e alguns homens, as piadinhas (de mal gosto) a respeito, além de um certo receio. Mas por que a TPM traz tanta vontade de comer doce na maioria das mulheres?

Se fosse apenas a vontade de comer doce, seria tranquilo, mas muitas ainda sentem um conjunto de sintomas chatinhos que atrapalha a vida alguns dias antes de a menstruação ocorrer – tristeza, irritação, inchaço e cólica.

Vontade de comer doce


A TPM acontece antes da menstruação e está relacionada à queda abrupta dos níveis hormonais, que serão responsáveis pela menstruação. A vontade de comer doces está ligada a uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, principalmente a serotonina, o que gera uma alteração no centro de controle do apetite, causando este sintoma.

Quem cede à vontade e se empanturra com a guloseima durante a TPM corre o risco de ver o ponteiro da balança subir. Para evitar o transtorno, é fundamental ter autocontrole e elaborar estratégias a fim de reduzir a quantidade consumida.

O que fazer?


Se a vontade de comer doce for muito grande, uma dica é polvilhar uma banana assada com canela e cacau em pó e uma colher de sopa de farelo de aveia. Isso vai saciar o desejo e você não vai cair na tentação de cair em exageros. Pode acreditar!

Outra coisa que ajuda muito, é ingerir alimentos com magnésio. É porque ajuda a modular a secreção do hormônio insulina, que encaminha o açúcar para dentro das células. Isso vai fazer a vontade de comer doce diminuir. Vegetais verde-escuros, aveia, figo e ameixas são ricos no nutriente.

Fitoterápicos com Gymnema silvestre, além de suplementos como o Picolinato de cromo, podem também ser bastante úteis no combate a esse desejo desenfreado.

Evite!


Nem pense em ficar muito tempo sem comer durante esse período. É que a baixa concentração de glicose prejudica a produção de serotonina, a precursora da boa disposição. É justamente aí que a compulsão dá as caras e vem a louca vontade de comer doce!

O ideal é manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos aeróbicos regulares. A prática dos exercícios, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando alterações bruscas de humor e a vontade de comer doce. Entram nessa lista corrida, natação e pedalada.

Espero que este artigo tenha esclarecido essa dúvida super comum. Conte comigo no auxílio por mais qualidade de vida e um emagrecimento saudável. Fique de olho aqui no blog e nas redes sociais para acompanhar mais informações, novidades e curiosidades sobre esses assuntos.

Grande Abraço,

Dr. Moacir Rosa
Compartilhe: